Tamanho Fonte:

 
Untitled Document

PRINCIPAIS CONSTRUÇÕES COLONIAIS


CENTRO HISTÓRICO

Construído em meados do século XIX, possui uma mistura de vários estilos arquitetônicos. Observar os batentes de granito, o gradil trabalhado nas sacadas, os lampiões de vidro e ferro, as telhas de louça pintada e, as cornetas de bronze usadas para escoar a água da chuva. Localizado na Rua do Comércio, logo depois do Café Paraty. Seu nome advém de cinco estátuas de louça que ficavam sobre sua platibanda mas retiradas e vendidas na década de 1930.





Casa da Cultura

Situada na esquina das ruas Samuel Costa e Dona Geralda, esse belo sobrado foi construído em 1754, como mostra o florão acima da porta de entrada. No início do século XX funcionou com escola, virando, posteriormente, um clube (boate) até ser transformado em 1990 na atual Casa da Cultura. Segundo a UNESCO é o sobrado mais representativo da arquitetura do século XVIII.





Santa Casa da Misericórdia

A primeira pedra da construção foi benzida na igreja da Matriz em 13 de outubro de 1822. Está localizada na margem esquerda do rio Perequê-Açu, fora do centro histórico. Especialmente construído para ser hospital, possui ventilação nos tetos dos quartos, pé direito alto e um pátio interno para iluminação e ventilação onde há uma estátua de Dom Pedro I.





Sobrado na Rua da Matriz

Localizado no início da Rua da Matriz, próximo à igreja Santa Rita é considerado um dos sobrados mais antigos da cidade.





Câmara Municipal

Situada na esquina das ruas do Comércio e Samuel Costa, teve sua parte inferior construída no século XVIII e a parte superior no século XIX. No seu interior encontra-se alguns móveis da antiga loja maçônica União e Beleza, entre os quais sofás com o triângulo maçom e o dossel (cobertura ornamental) sobre a mesa da presidência. Destaca-se também uma litografia de D. Pedro II do século XIX.





Sobrados da Rua do Comércio

Nos fundos da igreja Matriz estão quatro belos sobrados contíguos. No terceiro deles, cuja porta está a data de 1848, funcionou um teatro.





Sobrado do Príncipe

Localizado na rua fresca, belíssimo sobrado cercado por paineiras imperial, pertencente à família real.





Mercado de Peixe

Paraty e Angra dos Reis produzem 10% do pescado consumido no estado do Rio de Janeiro. No mercado de peixe de Paraty, próximo ao largo da Santa Rita e de frente para o mar, tem-se a oportunidade de comprar peixes, camarões, lulas, polvos absolutamente frescos, às vezes ainda vivos. Barcos de pesca de menor porte conseguem chegar até a porta do mercado para desembarcar a pesca do dia.







Casas na Rua da Praia

Nenhuma das casas desse trecho da rua possui janelas, indicando que ali, próximo ao cais, era a principal área de comércio da cidade, com construções destinadas a armazéns, mercados e depósitos. Atualmente estas casas estão sendo usadas como ateliers.





Sobrado dos Abacaxis

Sobrado rico em detalhes arquitetônicos, com ornamentos maçons na fachada, sacadas com gradil de ferro trabalhado e adornos em forma de abacaxis (símbolo de prosperidade).





Chafariz do Pedreira

Construído em 1851, abastecia de água os moradores da cidade e os tropeiros que faziam as viagens pela serra.