Tamanho Fonte:

Untitled Document

CACHOEIRAS

Clique nas fotos para ampliar

Nesta Página:

Estrada Paraty-Cunha:

POÇO DOS INGLESES

CACHOEIRA DA PEDRA BRANCA

POÇO DA PEDRA COMPRIDA

CACHOEIRA DO TOBOGÃ

POÇO DO TARZAN

POÇO DA LAJE (OU LAJINHA)

POÇO DAS ANDORINHAS

Cachoeiras em Praias

CACHOEIRAS DE PARATY-MIRIM

PEDRA QUE ENGOLE (TRINDADE)

POÇO DO JACARÉ

CACHOEIRA DO SACO BRAVO

CACHOEIRA DE MARTIM DE SÁ

CACHOEIRA DA PRAIA GRANDE DA CAJAÍBA

Rio-Santos (sentido Angra dos Reis)

POÇOS DA GRAÚNA

POÇO DO RIO PEQUENO

CAIXÃO DE PEDRA

CACHOEIRA DO MELANCIA

CACHOEIRA DA USINA DO TAQUARI

CACHOEIRA DO IRIRI

Cachoeiras com Acesso pela Estrada Paraty-Cunha

(obs.: o Poço dos Ingleses, a Cachoeira da Pedra Branca e o Poço da Pedra Comprida estão em seqüência na mesma estrada que inicia após virar a direita na primeira ponte da estrada Paraty-Cunha. As cachoeiras do Tobogã, Tarzan e Poços do Penhas estão no mesmo local, na beira da Paraty-Cunha)

POÇO DOS INGLESES

Belíssima piscina natural, com água transparente, cercada por vegetação nativa, excelente para mergulho. Um pequeno córrego passa paralelo à trilha que leva até ao Poço dos Ingleses. Há uma corda amarrada em árvore que permite pular de cima da pedra até o meio do poço.

Localização: a partir do trevo da rodovia Rio-Santos localizado na entrada de Paraty, siga pela estrada Paraty-Cunha por 3,5 Km. Entre a direita logo após a ponte. Siga por mais 1,8 km e estacione o carro. O Poço dos Ingleses está localizado no lado direito da estrada, no fim da trilha de aproximadamente 150 metros que beira um pequeno córrego canalizado. Localização Geográfica: 23º 12’ 47,25’’S / 044º 45’42,95’’W

CACHOEIRA DA PEDRA BRANCA

Duas quedas d’água que terminam em piscinas naturais formam as cachoeiras da Pedra Branca. Bastante visitada pelos “jeep tours” das agências de turismo de Paraty. O proprietário da fazenda onde estão as cachoeiras cobra pequena taxa de ingresso, utilizada na manutenção e limpeza do local.

Localização: a partir do trevo da rodovia Rio-Santos localizado na entrada de Paraty, siga pela estrada Paraty-Cunha por 3,5 Km. Entre a direita logo após a ponte. Siga por mais 4 km, entrando à esquerda quando houver bifurcação. O ultimo trecho do percurso é feito em estrada de terra (aproximadamente um quilômetro). Localização Geográfica: 23º 11’ 51,80’’S / 044º 45’56,15’’W

POÇO DA PEDRA COMPRIDA

Piscina natural, ótima para banho, rodeada de grandes pedras e vegetação nativa.

Localização: a partir do trevo da rodovia Rio-Santos localizado na entrada de Paraty, siga pela estrada Paraty-Cunha por 3,5 Km. Entre a direita logo após a ponte. Siga por mais 6 km, entrando à esquerda quando houver bifurcação. O ultimo trecho do percurso é feito em estrada de terra (aproximadamente dois quilômetros, dos quais a metade final é bastante acidentada). A entrada para o poço fica do lado direito, 200 metros após passar por uma escola abandonada. Localização Geográfica: 23º 11’ 20,10’’S / 044º 46’28,50’’W

CACHOEIRA DO TOBOGÃ

Uma pedra grande e lisa é usada como escorregador, terminando num pequeno poço. Local de grande beleza e de diversão garantida, porém muito visitado tanto por turistas como por moradores locais que praticam o “surf na pedra”. Logo acima do escorregador há uma queda d’água que permite ficar por trás da cortina de água, numa pequena gruta.

Localização: a partir do trevo da rodovia Rio-Santos localizado na entrada de Paraty, siga pela estrada Paraty-Cunha por 7,8 Km. A cachoeira encontra-se ao lado da Igreja do Penha (local para estacionar). Localização Geográfica: 23º 12’45,30’’S / 044º 47’32,00’’W

POÇO DO TARZAN

Logo acima do Tobogã (aproximadamente 100 metros) está essa grande piscina natural com águas transparentes. Cercada de vegetação nativa, possui um pequeno bar. Moradores do local saltam de uma altíssima pedra até o poço.

Localização: a partir do trevo da rodovia Rio-Santos localizado na entrada de Paraty, siga pela estrada Paraty-Cunha por 7,8 Km. A cachoeira encontra-se ao lado da Igreja do Penha (local para estacionar). Localização Geográfica: 23º 12’42,40’’S / 044º 47’33,50’’W

POÇO DA LAJE (OU LAJINHA)

O Poço da Laje é uma piscina formada por barreira artificial, bastante freqüentada por moradores locais. Situado num afluente do rio Mateus Nunes.

Localização: A partir do trevo de entrada de Paraty, pegar a BR-101 (sentido Ubatuba), e após aproximadamente 500 metros, virar a direita na estrada que leva para o Corisco. Seguir essa estrada por 5,6 quilômetros até uma bifurcação, entrar a direita e seguir por mais 2,6 quilômetros pela estrada principal (nesse último trecho, havendo dúvida mantenha-se à esquerda). Localização geográfica: 23º 14’34,70’’S / 044º 46’41,00’’W

POÇO DAS ANDORINHAS

O Poço das Andorinhas é uma pequena piscina natural e está localizado 200 metros acima do Poço da Laje.

Localização: A partir do trevo de entrada de Paraty, pegar a BR-101 (sentido Ubatuba), e após aproximadamente 500 metros, entrar a direita na estrada que leva para o Corisco. Seguir essa estrada por 5,6 quilômetros até uma bifurcação, entrar a direita e seguir por mais 2,8 quilômetros pela estrada principal (nesse último trecho, havendo dúvida mantenha-se à esquerda). Localização geográfica: 23º 14’36,60’’S / 044º 46’46,80’’W

Cachoeiras em Praias

CACHOEIRAS DE PARATY-MIRIM

No trecho do rio Paraty-Mirim localizado entre a BR-101 (Rio-Santos) e a praia de Paraty-Mirim existem várias piscinas naturais. Uma das mais bonitas situa-se a 4,5 quilômetros da rodovia Rio-Santo, seguindo pela estrada de terra iniciada no km 593 da BR-101. No local há três cabanas de índios que recebem bem os visitantes. Esse poço na verdade é uma corredeira do rio. A parte mais interessante fica a 100 metros da última cabana, rio abaixo. Na margem esquerda do rio há exuberante vegetação nativa e, na direita, plantação de milho e mandioca. A ida até essa cachoeira só justifica para quem vai à praia de Paraty-Mirim.

Localização: localizada quase na beira da estrada de Paraty-Mirim, a 4,5 quilômetros da rodovia Rio-Santos. A estrada de Paraty-Mirim inicia no km 593 da BR-101 (Rio-Santos), aproximadamente a 10 km de Paraty. Localização geográfica: 23º 14’08,80’’S / 044º 39’26,80’’W

PEDRA QUE ENGOLE (TRINDADE)

Pequeno e profundo poço formado pelo córrego da Trindade, acessado por trilha de 15 minutos que começa no canto da Praia do Meio, em Trindade. A Pedra do Engole forma uma gruta que permite passar de um lado a outro.

Localização: Praia do Meio em Trindade. Localização geográfica: 23º 21’05,00’’S / 044º 43’38,00’’W

POÇO DO JACARÉ

Pequena piscina natural do córrego da Jamanta. Possui vegetação nativa. A trilha de acesso inicia junto à igreja da praia do Sono. O Poço do Jacaré é a última piscina natural, após passar por várias piscinas menores, depois de 20 minutos de caminhada. Vale o esforço apenas para quem já estiver na praia do Sono

Localização: Praia do Sono. Localização geográfica: 23º 19’36,00’’S / 044º 37’48,70’’W

CACHOEIRA DO SACO BRAVO

A cachoeira do Saco Bravo é uma das mais bonitas de Paraty. Formada por uma grande piscina natural com água cristalina e uma queda d’água. O mais interessante é que essa piscina está localizada numa extensa rocha a menos de cinco metros do mar, fazendo com que o excedente da água doce seja despejado diretamente no oceano. Indispensável o acompanhamento de guia que pode ser arranjado na praia da Ponta Negra. Também nessa praia existem os poços das Galhetas e do Moisés, boas piscinas naturais para se banhar. No poço do Moisés há uma pedra perfeita para se tomar sol. Ambos estão a vinte minutos da praia e para chegar neles basta perguntar aos pescadores qual o caminho a seguir.

Localização: Acesso após uma hora e meia de trilha na mata a partir da praia da Ponta Negra. Localização geográfica: 23º 21’34,30’’S / 044º 35’10,40’’W

CACHOEIRA DE MARTIM DE SÁ

Cachoeira formada pelo córrego da Cachoeira Grande que deságua no canto da praia de Martim de Sá. Bonita cachoeira cercada por vegetação nativa.

Localização: Praia Martin de Sá.

CACHOEIRA DA PRAIA GRANDE DA CAJAÍBA

Belíssima cachoeira formada pelo córrego da Espia, localizado no canto da praia Grande da Cajaíba (junto aos quiosques caiçaras). A primeira cachoeira está a 15 minutos da praia e a segunda mais 10 minutos subindo pelo leito do córrego.

Localização: Praia Grande da Cajaíba. Localização geográfica: 23º 16’32,90’’S / 044º 34’51,00’’W

Cachoeiras com Acesso pela Rio-Santos (sentido Angra dos Reis)

POÇOS DA GRAÚNA

Várias piscinas naturais próximas se formam nesse ponto do rio Graúna. Uma delas, o Poço Grande, é provavelmente a maior piscina natural da região.

Localização: Entrar na estrada para Graúna que inicia no km 562 da BR-101 a 13,5 quilômetros de Paraty, sentido Angra. Quando a estrada terminar numa igreja, vire à direita. Após mais 100 metros, vire a direita na bifurcação. Novecentos metros depois, pare o carro e siga pela trilha a esquerda por mais 500 metros.

POÇO DO RIO PEQUENO

Piscina natural com pequeno escorrega e uma laje comprida boa para tomar sol. Possui vegetação nativa. Situada no rio Pequeno (ou Jundiaquara).

Localização: Saindo de Paraty, seguir pela BR-101, sentido Angra dos Reis, até o Km 561 (14,7 km contados a partir do trevo de entrada de Paraty) e entrar a esquerda na estrada do Rio Pequeno. Seguir por mais 3,2 quilômetros por esta estrada até uma porteira. Pare o carro e caminhe por trilha em direção ao rio (aproximadamente 100 metros).

CAIXÃO DE PEDRA

Cachoeira em formato de canyon, localizada no rio Taquari. Paredões altos de pedra nos dois lados afunilam o rio formando um poço comprido. Próximo a essa cachoeira (ou poço) está o Bar da Mata, um bar simples, mas agradável, situado num grande jardim de frente para o rio.

Localização: Acesso pela estrada do Sertão do Taquari, iniciada no km 551 da BR-101 (24,5 quilômetros a partir do trevo de entrada de Paraty, sentido Angra dos Reis). Seguir até o fim da estrada (2,2 km) e estacionar o carro. Atravessar o rio e caminhar por mais 300 metros pela trilha paralela a ele. Localização geográfica: 23º 02’19,00’’S / 044º 41’30,00’’W

CACHOEIRA DO MELANCIA

Uma das mais belas e maiores cachoeiras de Paraty, formada por três quedas d’ água com 70, 35 e 10 metros de altura respectivamente. No fim de cada queda d’ água há um belíssimo poço. Em volta das cachoeiras, exuberante vegetação nativa. Está situada dentro de uma propriedade privada onde costuma-se cobrar uma taxa de entrada. É possível fazer a trilha em “taxi-mula”. Situada no córrego do Melancia – um afluente do rio Taquari. O acesso se dá por bonita trilha de uma hora e quinze minutos (aproximadamente 3300 metros de subida) por dentro de vegetação nativa. Importante a presença de guia que pode ser arranjado no Bar da Mata.

Localização: Acesso pela estrada do Sertão do Taquari, iniciada no km 551 da BR-101 (24,5 quilômetros a partir do trevo de entrada de Paraty, sentido Angra dos Reis). Seguir até o fim da estrada (2,2 km) e estacionar o carro. Atravessar o rio e caminhar por 100 metros até o Bar da Mata, onde poderá obter informações sobre a Cachoeira do Melancia. Localização geográfica: 23º 01’40,00’’S / 044º 42’18,00’’W

CACHOEIRA DA USINA DO TAQUARI

Cachoeira formada por três diferentes piscinas naturais. A piscina do meio, por onde se dá o acesso, está situada num morro de pedra e, a água corre pelo meio desta, possuindo, um pequeno poço e vista para o mar. A piscina superior se encontra logo depois de uma tubulação para captação de água e é igualmente bonita. A piscina inferior além de ser a maior delas tem uma boa queda d’ água. Todas são cercadas por vegetação nativa. Essas cachoeiras são formadas pelo córrego Carranca (um afluente do rio Taquari).

Localização: Acesso por estrada que inicia no km 551 da BR-101, logo após o rio Taquari, a 25,2 quilômetros de Paraty (contados a partir do trevo de entrada da cidade, sentido Angra dos Reis). Seguir até o fim da estrada de terra (aproximadamente 700 metros), estacionar o carro e seguir por trilha. Após 7 minutos de caminhada entrar a direita numa trilha menor e caminhar por mais 10 minutos até a cachoeira. Localização geográfica: 23º 02’33,00’’S / 044º 40’55,40’’W

CACHOEIRA DO IRIRI

Cachoeira formada por duas quedas d’água e duas piscinas naturais, uma logo acima da outra. Por ser mais afastada, vale à pena conhecer apenas se já estiver nas proximidades.

Localização: Acesso por trilha de três minutos que inicia no km 548 da BR-101 (28,7 quilômetros desde o trevo de entrada de Paraty, sentido Angra dos Reis), junto ao ponto de ônibus. Localização geográfica: 23º 02’33,00’’S / 044º 38’47,00’’W

Observação: Algumas cachoeiras mencionadas estão localizadas dentro de propriedades particulares. Quando foi feito o levantamento das cachoeiras, os acessos estavam abertos ao público. O fato do acesso a uma cachoeira estar mencionado nesse guia não significa necessariamente que esteja aberto ao público.