Tamanho Fonte:

 
Untitled Document

PARATY SE ESCREVE COM “I” OU COM “Y” ?


Corretamente, como será explicado abaixo, Paraty se escreve com “y”, porém oficialmente escreve-se Paraty das duas formas: o governo federal e seus órgãos (IBGE, DNER, SPU, etc.) adotam a escrita Parati com “i” (com exceção do IPHAN) e, o governo municipal utiliza o “y” (o governo estadual utiliza nas duas formas).

Na época do descobrimento do Brasil, os índios do Vale do Paraíba desciam a serra em busca de pescado, pois sabiam que o peixe parati (Mugil curema), nos meses de inverno, subia os rios para desova, tornando-se presa fácil. Tamanha quantidade havia desse peixe que os índios chamavam este lugar de paratii que significa em tupi “água do parati” (“parati” =espécie de peixe e “i”=rio ou água).

Os jesuítas, catequizadores dos índios e os primeiros a estudar suas línguas, tinham o costume de substituir o duplo “i” pela letra “y” passando assim o nome de Paratii para Paraty.

Entretanto em 29 de janeiro de 1942 quando houve uma reforma ortográfica eliminando, o W, K e Y do vocabulário, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) passou, por causa disso, a escrever erroneamente o nome da cidade com “i”.

O IBGE errou porque essa mesma reforma ortográfica – conhecida como Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa e aprovada unanimemente pela Academia Brasileira de Letras – diz em seu artigo 12 e 42 o seguinte: Artigo 12, Alínea I, itens 1 e 2:

“1. O alfabeto português consta fundamentalmente de vinte e três letras: a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, l, m, n, o, p, q, r, s, t, u, v, x, z.

2. Além dessas letras, há três que só se podem usar em casos especiais: k, w, y. “

Artigo 42: “Os topônimos de tradição histórica secular não sofrem alteração alguma na sua grafia, quando já esteja consagrada pelo consenso diuturno dos brasileiros. Sirva de exemplo o topônimo “Bahia”, que conservará esta forma quando se aplicar em referência ao Estado e à cidade que têm esse nome.”

Portanto a forma correta de escrever o nome da cidade é PARATY. Entretanto, os derivados de Paraty, como por exemplo, paratiense, são escrito com a letra “i”.