Tamanho Fonte:

 
Untitled Document

CULINÁRIA DE PARATY


Paraty possui uma tradição culinária, com comidas definidas por motivos geográficos (proximidade do mar) e econômicos (produção de açúcar, café, pinga e farinha de mandioca). Muito dos pratos típicos da região foram exportados para o resto do país. Os mais saborosos são:

Peixe Azul Marinho
Peixe cozido com bananas verdes, ficando com uma coloração azulada. Aproveitando o caldo do cozimento faz-se um pirão com farinha de mandioca para acompanhar o peixe.

Peixe na Areia
Peixe inteiro temperado com alho, limão, cheiro verde e sal, embrulhado na folha de bananeira presa com linha ou barbante. Enterra-se o peixe na areia da praia a vinte centímetros da superfície, acendendo uma fogueira por cima e, esperando assar por uma hora.

Lula Recheada
Lula inteira recheada com cabeças de lulas picadas e refogadas. Cozinhar a lula já recheada com água, azeite, sal e coentro.

Camarão Casadinho
camarões grandes presos por palitos, dois a dois em posição contrárias um ao outro. Entre eles vai um recheio de farofa feito com camarão pequeno refogado. Serve-se grelhado ou frito.


Sururu cozido no fogão a lenha. (Foto: Sérgio Pinheiro)


Caranguejo cozido
Caranguejo de mangue cozido em água e sal, acompanhado de feijão com toucinho e arroz.

Manuê de Bacia
Bolo feito de melado de cana, farinha de trigo, cravo, manteiga e ovos.

Massa pão
Doce feito de coco, açúcar, ovos, manteiga, farinha de trigo e água. O massa pão é assado em pequenas formas e servido após passar açúcar e canela.

Paspalhão
Fina camada de farinha de mandioca temperada com açúcar, coco e canela (numa outra versão tempera-se com sal e erva doce), enrolada em folha de bananeira e assada em forno. Sua aparência lembra o beijú.

Paçoca de Banana
Banana Ouro ou da Terra verdolenga, cozida e amassada, misturada com toucinho frito. Tempera-se a mistura com sal e erva doce.

Pé de Moleque
Leva-se melado e gengibre ao fogo, até o ponto de bala mole. Coloca-se farinha de mandioca e corta-se como cocada.

Café com Caldo de Cana
Passa-se o caldo de cana fervido e misturado com um pouco de água pelo coador com o pó de café.

Quentão com Caldo de Cana
Ferve-se por duas horas o caldo de cano temperado com limão, noz moscada, folha de canela, cravo e gengibre. Apaga-se o fogo e adiciona-se cachaça. É servido quente.