Tamanho Fonte:

 
Untitled Document

PROGRAMAS IMPERDÍVEIS



PASSEIO DE BARCO PELA BAÍA DE PARATY

As montanhas cobertas pela Mata Atlântica, terminando em praias ou costões rochosos junto ao mar, fazem da baía de Paraty um dos lugares mais bonitos do mundo. Acrescente a tranqüilidade de um mar protegido de ondas pelas suas enseadas, ilhas e penínsulas e perceberá que é impossível vir a Paraty e não fazer um passeio de barco. Existem duas formas de fazer passeios de barco: em escuna junto com outras pessoas ou alugando um barco apenas para você (lancha, baleeira, veleiros ou botes com motor de popa). Veja mais dicas sobre passeios de barco em página específica desse site.





TRINDADE

A vila de Trindade, localizada a 25 km do centro, possui algumas das praias mais bonitas de Paraty, além de cachoeira e piscina natural. Para conhecer todas essas belezas naturais é necessário um dia inteiro. Há restaurantes simples onde servem-se peixes frescos. Veja mais informações sobre Trindade em página específica deste site.





CACHOEIRAS

Paraty possui dezenas de cachoeiras e algumas estão bem próximas à cidade. Há uma relação de cachoeiras e de como chegar nelas em página específica deste site. As mais visitas, tanto pela beleza como pela proximidade, são: Poço dos Ingleses, Pedra Branca e Tobogã. Se tiver tempo de visitar apenas uma, fica a sugestão de conhecer a cachoeira da Pedra Branca. Em feriados procure ir antes da 11:00h ou depois das 16:00h para evitar encontrar muita gente.





TRILHAS

Caso haja tempo disponível e você goste de caminhar, escolha uma das trilhas abaixo:

Praia do Sono: a caminhada até a praia do Sono é considerada leve - aproximadamente uma hora (apenas ida) - e uma das mais completas de Paraty: há matas virgens, vista panorâmica e uma belíssima praia. Na praia do Sono há uma pequena vila de pescadores, onde pode-se encontrar alguma bebida gelada e refeições. Após o morro existente no fim da praia está a bela praia dos Antigos. Para quem preferir, a volta pode ser feita em bote motorizado alugado pelos pescadores. Esta trilha inicia na Vila do Oratório junto ao Condomínio Laranjeiras (indo até o início, é fácil pegar a indicação da trilha). Caminho único e largo, não tem como se perder.





Caminho do Ouro: andar pela estrada calçada com pedras, por onde os mineiros traziam o ouro de Minas Gerais até Paraty, é fazer um passeio pela história do Brasil. Essa trilha inicia junto à cachoeira do Tobogã (rodovia Paraty-Cunha). Para entender melhor a história e as ruínas que existem no caminho, é recomendável fazer essa trilha com guias (que podem ser arranjados nas agências de turismo ou no local).





ALAMBIQUE MARIA IZABEL

Visitar o alambique da Maria Izabel (nome da pinga e da proprietária do alambique) é uma experiência imperdível. Primeiro pela excelência da cachaça (está entre as dez melhores do Brasil segundo ranking anual da revista Playboy). Segundo pelo belíssimo alambique situado num sítio a beira mar. Terceiro por conhecer a Maria Izabel, uma paratiense que cuida pessoalmente da plantação da cana, da moagem e da destilação.





TEATRO DE BONECOS

O Grupo Contadores de Estórias, criado em 1971 por Marcos e Rachel Ribas, está em Paraty desde 1981. Em espetáculos sem palavras, bonecos criam vida através de seus movimentos e fisionomias, transmitindo estórias e emoções ao público. Atualmente está em cartaz a peça Flutuações, retratando cenas do cotidiano

As apresentações ocorrem todas as quartas e sábados às 21h no Teatro Espaço, um versátil teatro de 94 lugares criado em 1985 para ser a sede do Grupo Contadores de Estórias. Em feriados podem ocorrer espetáculos extras. Se possível compre ingresso antecipado para garantir seu lugar. Informações e bilheteria: Rua Dona Geralda, 327, Centro Histórico de Paraty, (24) 3371-1575, www.ecparaty.org.br





CONHECER O CAFÉ PARATY

Localizado no encontro das duas principais ruas do Centro Histórico, o Café Paraty completará em breve 30 anos de existência. Nesse período, mais de meio milhão de pessoas, de toda parte do mundo, já experimentaram o geladíssimo e bem tirado chopp da casa. Por ali passaram estrelas como Mick Jagger, Tom Cruise, Caterine De Neuve e Gisele Binchen. A comida e aperitivos, baseados principalmente em frutos do mar, são excelentes, sendo uma ótima opção para almoço ou janta. Informações: Rua do Comércio, 253 Centro Histórico, (24) 3371-0128.