Tamanho Fonte:

 
Untitled Document

PASSEIOS DE BARCO

Paraty possui uma das mais bonitas baías do país e, num passeio de barco pela região, é possível conhecer várias ilhas e praias, contemplar as montanhas com Mata Atlântica encontrando o mar e, se tiver sorte, encontrar com um grupo de golfinhos.

Existem duas maneiras de fazer um passeio de barco. A primeira é comprando uma passagem de escuna (barcos típicos do nordeste brasileiro, com capacidade para até 150 passageiros). Os passeios duram em média cinco horas, saem do cais entre 10:00h e 12:00h e fazem de três a quatro paradas em ilhas e praias. A vantagem das escunas é que possuem serviço de bordo, são confortáveis e pode-se aproveitar para conhecer pessoas. A desvantagem é que você não escolhe seu roteiro e nem quanto tempo ficará em cada lugar, além de poder ter o azar de pegar um grupo mais animado quando você queria tranqüilidade. Outra desvantagem, na maioria das escunas, é a música alta durante todo passeio. Algumas dicas ao comprar sua passagem de escuna: prefira comprá-las diretamente no cais no dia do passeio, pois assim você pode escolher a escuna que mais lhe agrada. Antes de comprar de uma olhada nos passageiros já embarcados (veja se tem muita criança ou mais mulheres ou mais homens ou mais casais, de acordo com seu interesse); desconfie das escunas que vendem passagens abaixo da média de preço, pois elas podem não estar em boas condições e nem devem ter tripulação bem treinada.

A outra maneira de fazer um passeio de barco é alugar uma embarcação exclusiva para você. As baleeiras (espécie de embarcação que antigamente eram usadas para pesca e atualmente foram adaptadas para o turismo) são a mais procuradas para esse fim, pois são baratas e podem levar até dez pessoas pelo mesmo preço (a desvantagem é que são lentas e barulhentas). Outras opções de aluguel de barco são as lanchas e os veleiros. No aluguel desses barcos está incluso o marinheiro/piloto que poderá dar dicas de lugares.




Escunas no cais de Paraty aguardando o embarque de passageiros. (Foto: André Luiz)

Sugestões de Locais para Visitar:



Ilha Sapeca

Pequena ilha com praia. Por ser uma das mais próximas da cidade é recomendada para passeios com baleeiras.





Praia Vermelha

Praia de águas claras com alguns quiosques.





Praia da Lula

Bonita praia, águas claras e sem quiosques.





Ilha do Catimbau

Pequena ilha sem praia e com restaurante.





Restaurante do Hiltinho na Ilha do Algodão

Restaurante situado na ilha do Algodão, com boa comida e uma vista inesquecível.